Resenha #2 Rota 66 - A História da Polícia que Mata (Caco Barcellos)


Boa noite!

Para fechar essa terça-feira, trazemos a vocês a segunda resenha do blog, dessa vez abrangendo a área jornalística, especificamente na relação entre reportagem e texto literário (alguém aqui está prestando atenção às aulas da faculdade. Haha).





GÊNERO: Literatura Nacional - Comunicação / Jornalismo
ANO: 2003
Nº DE PÁGINAS: 352
EDITORA: Record
ISBN: 8501065269
EDIÇÃO: 1ª


SINOPSE: O jornalista Caco Barcellos investigou durante 5 anos o esquadrão da morte que age na cidade de São Paulo. Ele mostra como é o sistema de extermínio e seus métodos de atuação e como o sistema incentiva esse tipo de ação por parte dos agentes da ROTA. ‘Rota 66: A História da Polícia que Mata’ parte das origens da criação de um sistema mortal de extermínio, demonstra seus métodos e desvenda sua consciência.


Rota 66 é uma denúncia contra um grupo que é formado pela Polícia Militar de São Paulo, em que o seu objetivo seria combater guerrilheiros, mas Caco Barcellos, em sua função de jornalista, através desse livro, nos mostra que não é bem isso o que, de fato, acontece.


Trata-se de uma rota composta por um exército de matadores que, ao invés de prenderem, matavam e espancavam até a morte. Logo após pegarem a vítima, levam-na para o hospital com o intuito de prestar socorro, o que já era tarde demais, pois a mesma já se encontrava morta.


Depois de anos de muitas pesquisas e investigações, neste livro Barcellos apresenta detalhes de violências e crimes acontecidos na capital paulista, pesquisando em jornais noticias sobre a morte de jovens, cometidos por policias da Rota. Ele conseguiu informações contidas no boletim de ocorrência, documentos do IML, teve acesso a entrevistas no pátio do IML e ficha criminal.


O livro é dividido em três partes: A primeira, conta a história de três jovens de classe média alta de São Paulo, que foram vítimas da Rota, pelo fato dos policias acharem que os mesmos tinham roubado o fusca em que andavam. A segunda parte apresenta, em detalhes, de que forma as pessoas eram mortas e levadas para o hospital, logo após o ato. Já a terceira parte revela que os policias matam qualquer um, independente de ser inocente ou culpado.


Rota 66 é um ótimo livro, pois o jornalista demonstra que nem tudo que a mídia nos apresenta é verdade. Que não devemos acreditar em tudo que lemos ou ouvimos da grande imprensa, quis defender o lado dos inocentes, sendo eles bandidos ou policias.


Com essa leitura, você percebe também que a imprensa parece destinar maior valor quando se trata de vítimas de classe média alta. Que a notícia é apresentado em vários telejornais durante todo o dia, mas que nunca pararam para pensar em quantos jovens pobres e inocentes morrem por dia por policias.



Claudiane Alves 

Nenhum comentário

Postar um comentário